sexta-feira, 11 de junho de 2010

Bate-Papo do FILO: Nitis Jacon; Dia 2 e The Cabinet

O primeiro dia do FILO 2010 foi marcado pela abertura nas vendas dos espetáculos do 2º Lote e também pelo início da Mostra de Espetáculos com a peça infantil A Lenda do Príncipe Que Tinha Rosto da companhia carioca Cia. de Teatro Artesanal.

Tenda Infantil instalada no gramado do Zerão

> Bate-Papo com Nitis Jacon

Mas o que pode ficar marcado neste Dia 1 como Especial é o Bate-Papo com Nitis Jacon (foto), realizado na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura. A platéia tinha em sua maioria alunos do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina, que estavam lá para ouvir não só a presidente de honra do FILO, mas também a responsável pela criação do curso de Artes Cênicas na UEL.

Nitis descreveu a evolução que o Festival sofreu desde sua criação em 1968 (ainda como Mostra de Teatro). Ela falou também sobre as dificuldades, principalmente financeiras, para gerenciar um Festival deste porte e o desafio que enfrentaram para manter o Festival vivo durante a Ditadura Militar. Com muito humor ela contou diversas passagens da história de sua vida que inegavelmente se funde à do Festival e estão presentes em seu livro "Memória e Recordação".

Mas o tom do Bate-Papo mudou quando o professor (e agora Diretor da Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura - parabéns Camilo urrúl) Camilo Scandolara pediu para Nitis falar sobre o falecimento do dançarino e coreógrafo japonês Kazuo Ohno, que passou pelo FILO em 1992. Confira no vídeo abaixo o depoimento emocionado de Nitis sobre a perda de seu amigo >>



Visite também o canal da FILA do FILO no Youtube. Comente e indique para os amigos nossos vídeos >> www.youtube.com/FILADOFILO

> FILO 2010 - Dia 2

No segundo dia do Festival será realizada a abertura Oficial do FILO 2010 no Teatro Ouro Verde com os tradicionais discursos e a apresentação do Espetáculo Determinadas Pessoas -Weigel com Ester Góes. Veja no site do festival a lista de espetáculos que se apresentam hoje >>

Clique na imagem para acessar o Site Oficial

Algumas peças ainda tem ingressos que serão vendidos também na entrada dos espetáculos.

> Apresentação Extra The Cabinet

Um dos mais procurados espetáculos dessa edição do FILO terá apresentação extra. A sessão será realizada às 19h no dia 14. Maiores detalhes >> The Cabinet terá sessão extra (Site Oficial)

* * *

Até o domingo postaremos o Primeiro VideoCast do blog com entrevistas e comentários sobre os primeiros dias do Festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário