segunda-feira, 3 de maio de 2010

Enquanto o FILO não vem II

A coluna "Enquanto o FILO não vem" relembra desta vez um grande espetáculo presente na edição de 2002 do Festival Internacional de Londrina.

O polêmico espetáculo Apocalipse 1:11 do Grupo Teatro da Vertigem esteve em Londrina e causou um certo constrangimento a alguns setores desavisados da sociedade londrinense.

Políticos, doutores, senhoras, madames 'colunáveis' da cidade foram conferir a peça premiada do grupo paulista. Porém não procuraram saber maiores detalhes do que acontecia durante a apresentação.

A peça foi apresentada em um presidio, que na época estava desativado, localizado na região central da cidade, proxímo a rodoviária de Londrina.

Cenas de nudez, violência e sexo explícito pelos corredores e palcos espalhados dentro do presídio, chocaram algumas pessoas que não aguentaram e no meio de espetáculo pediram para sair.

A peça foi criada a partir do texto bíblico O Apocalipse de São João. Veja um trecho do Release do espetáculo presente no site Oficial do grupo, onde eles falam sobre o espetáculo e a pesquisa realizada para a criação de Apocalipse 1:11:
Fim dos tempos ou começo de uma nova era?

O final de milênio parece conter ambos os comportamentos: o terror da aniquilação total e a utopia de uma nova civilização. Daí o interesse em investigar esta zona de tensão e ansiedade que ora vivemos, em todas as suas contradições.

Atos terroristas, crimes em massa, guerras étnicas estão na ordem do dia. A violência gratuita, sem causa e justificativa, nos lança na região do absolutamente incompreensível e nos confronta com a questão do Mal. Decadência de valores? Manifestações da Besta Apocalíptica? Ou simplesmente traços característicos, ainda que indesejáveis, da condição humana?
Confira agora um vídeo no Youtube com trechos do espetáculo:



Visite o site oficial do Grupo Teatro da Vertigem:


Tem alguma história sobre um espetáculo ja apresentado no FILO? Deseja relembrar alguma peça?

Mande sua sugestão: blogdafila@gmail.com

Participe, comente e ReTweet o blog Fila do FILO

Nenhum comentário:

Postar um comentário