segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dicas da Fila: 1º Lote (parte 2)

Como prometido no primeiro post com Dicas da Fila, segue agora a continuação das dicas. Desta vez são os espetáculos Infantis e as peças da Mostra Londrina.

Lembrando a todos que Todos os espetáculos ainda estão com ingressos a venda. Apenas as peças A Tempestade (dias 12 e 13 ingressos esgotados) e The Cabinet (dia 13) estão esgotadas mas ainda tem ingressos para outro dia de apresentação.

Mostra Infantil:

> O espetáculo da Cia. de Teatro Artesanal abrirá (não oficialmente) o Festival Internacional de Londrina (a abertura oficial, com discursos e agradecimentos, será dia 11 no Teatro Ouro Verde com a peça Determinadas Pessoas - Weigel). A Lenda do Príncipe que Tinha Rosto é um espetáculo que narra o despertar e a liberdade de um príncipe que vivia trancado em uma torre pois era o único que tinha rosto. O espetáculo não possui texto e a ação se desenvolve através de uma narração ilustrada por bonecos de manipulação direta, projeções, máscaras e pelo trabalho de corpo dos atores. A peça também vai passar pelo Festival Internacional de Rio Preto. Confira um trecho da peça disponível no Youtube >>


A LENDA DO PRINCIPE QUE TINHA ROSTO
Cia. de Teatro Artesanal (Rio de Janeiro/RJ)
Dias 10 e 11 > às 19h


> Para descrever o espetáculo da Cia. Udi Grude vou transcrever aqui um trecho da crítica que a peça O Cano recebeu ao participar, no ano de 2000, do Festival Fringe de Edimburgo, Escócia:
"Sempre há um show no Fringe que de um jeito ou de outro restaura nos o senso do maravilhoso. Para mim, o deste ano é o mágico e inventivo circo brasileiro envolvendo três palhaços excêntricos e 'naive*' (...) Se você tem filhos leve-os no fim de semana ou deixe-os faltar um dia de aula. E mais que tudo, leve a si mesmo, e espere ser rejuvenescido."
Com este espetáculo a Companhia foi premiada neste mesmo Festival e ja passou por diversos países. Veja um clipe de 1 minuto da peça >>


O CANO
Cia. de Teatro Circo Udi Grudi (Brasília/DF)
Dias 17 e 18 > às 19h

Mostra Londrina:

> A peça Olhares Guardados, com direção de Paulo Brás (foto), recebeu o Prêmio Myriam Muniz do Ministério da Cultura de 2009 e estreia no FILO 2010. O espetáculo traz no elenco apenas deficientes visuais. A peça utilizará colagem de textos de Evgen Bavcar, Adauto Novais, Maurice Maeterlinck e de Sebastião Narciso, um dos atores do Projeto.
Um dia depois da apresentação acontecerá uma conversa com o diretor que vai falar sobre a Expressividade Cênica na Deficiência Visual. O Bate-Papo será na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura (Av. Duque de Caxias, 3391), dia 16 de junho às 16h.
OLHARES GUARDADOS
Expressividade Cênica para Deficientes Visuais – (Londrina)
Dia 15 > às 21h30 > Teatro FILO

> O grupo londrinense Boca de Baco completa 20 anos e para comemorar realizou a montagem de Navalha na Carne. A peça de Plínio Marcos, nesta leitura do grupo, se passa em um local indefinido (entre um armazém de contrabando ou um desmanche de carro). "A Montagem propõe um mergulho na alma do homem contemporâneo" diz o diretor da peça Luiz Vacazaras em entrevista à Folha de Londrina. Confira um vídeo do espetáculo disponível no Youtube >>


NAVALHA NA CARNE
Grupo Boca de Baco – (Londrina)
Dias 19 > às 22h > Teatro da Usina Cultural


> O espetáculo Seu Bonanza é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso do ator Rodrigo Cassiano, formado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina. Entrando no círculo de apresentações profissionais a peça tem recebido grande aceitação do público em várias cidades. Quem não teve a oportunidade de assistir o espetáculo ainda pode acompanhar pela programação do FILO 2010. A peça conta a história de um pistoleiro que é preso e planeja um modo de ganhar a liberdade.

SEU BONANZA
Grupo “Aspas” – (Londrina)
Dias 15 e 16 > às 19h > Sala Sesc

* * *

Quer receber as notícias, dicas e novidades da Fila e do FILO 2010? Envie um e-mail para: blogdafila@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário