sexta-feira, 18 de junho de 2010

1º VideoCast da Fila

Parte 1 :



Parte 2:


Enquanto a fila anda...




A galerinha da bilheteria trabalha duro!!!

(Faltou alguns dos integrantes da bilheteria ainda... portanto breve teremos mais panorâmicas aqui...)

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Em que Fila você esteve?

Esta coluna do blog é para que todas as pessoas que frequentam a Fila do FILO possam mandar seus comentários dos espetáculos, críticas, opiniões, reclamações, impressões. É um espaço para que todos participem da contrução não só da Fila mas também de boas reflexões acerca do que nos é apresentado durante os 18 dias do Festival.

Mande seu comentário, crítica, elogio, reclamação para blogdafila@gmail.com

Apenas os e-mails com identificação serão postados. Não aceitamos codinomes. Envie-nos seu texto com nome e o número de telefone para contato. Não publicaremos o telefone, mas precisamos de um contato para caso a crítica vá para outro meio de comunicação (blogs, sites, jornais).

Abaixo segue o primeiro texto recebido:

Os textos dentro desta coluna, não representam a opinião da organização do Blog da Fila. São comentários, opiniões, críticas de pessoas que acompanham o festival e também o Blog da Fila. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos textos. Caso queira comentar, responder ou entrar em contato com o autor do texto deixe um comentário no post ou nos envie um e-mail.

Memórias
por Dani Pagnoncelli

De começo, meio e fim, um cenário que impressiona. Depois, as imagens religiosas acompanhadas – ou misturadas – de marionetes. Tensão, tensão, tensão.

Complicado dizer até que ponto classificar uma peça como “Memórias da Cana” de boa ou má, ou mesmo se seria justo fazer tal julgamento, sobretudo em se tratando de termos tão relativos. Bem lá no fundo, acredito que todos os espectadores saíram desnorteados ao final. Uns por associarem às atrocidades vistas em novelas de época, outros porque tentavam adivinhar que o “sinhozinho” era mau e a esposa uma santa. Lugares-comuns, como a intensa atividade sexual do dono da fazenda satisfazendo-se com negrinhas escravas virgens.

A segunda parte (será que poderei chamá-la assim) do espetáculo ocorria com ímpeto, quando um dos filhos simplesmente arrancava o cenário e a casa literalmente caía.

Algumas revelações, como a talvez incestuosa relação entre irmão e irmã, ambos servindo a religião e o amor incestuoso entre mãe e filho, pai e filha, puderamm chocar no começo, mas a insistência sobre exatamente a exploração deste “tabu” na peça, tornou-se artifício cansativo no final. Em outras palavras: Todas as revelações eram em torno de incestos! Bem colocado, mas ficou batido.

Revelações densas, corpos que transmitiam o sofrimento do espírito, clima pesado, energia refreada, quase possível apalpa-la.

Sem dizer se foi bom ou ruim, despertou memórias, ou seriam conhecimentos advindos de leituras?

Cada sensação ficou visível nos rostos de toda platéia transfigurada, atingida, violentada, invadida.

O vazio que deu lugar ao incômodo.



A peça Memória da Cana foi apresentada nos

dias 11, 12 e 13 de junho de 2010 no Teatro FILO


* * *

Nota

Apenas avisando aos internautas que devido a questões academicas não pude fazer muitas atualizações aqui! Mas ainda hoje posto várias coisas!

Abraços

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Bate-Papo do FILO: Nitis Jacon; Dia 2 e The Cabinet

O primeiro dia do FILO 2010 foi marcado pela abertura nas vendas dos espetáculos do 2º Lote e também pelo início da Mostra de Espetáculos com a peça infantil A Lenda do Príncipe Que Tinha Rosto da companhia carioca Cia. de Teatro Artesanal.

Tenda Infantil instalada no gramado do Zerão

> Bate-Papo com Nitis Jacon

Mas o que pode ficar marcado neste Dia 1 como Especial é o Bate-Papo com Nitis Jacon (foto), realizado na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura. A platéia tinha em sua maioria alunos do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina, que estavam lá para ouvir não só a presidente de honra do FILO, mas também a responsável pela criação do curso de Artes Cênicas na UEL.

Nitis descreveu a evolução que o Festival sofreu desde sua criação em 1968 (ainda como Mostra de Teatro). Ela falou também sobre as dificuldades, principalmente financeiras, para gerenciar um Festival deste porte e o desafio que enfrentaram para manter o Festival vivo durante a Ditadura Militar. Com muito humor ela contou diversas passagens da história de sua vida que inegavelmente se funde à do Festival e estão presentes em seu livro "Memória e Recordação".

Mas o tom do Bate-Papo mudou quando o professor (e agora Diretor da Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura - parabéns Camilo urrúl) Camilo Scandolara pediu para Nitis falar sobre o falecimento do dançarino e coreógrafo japonês Kazuo Ohno, que passou pelo FILO em 1992. Confira no vídeo abaixo o depoimento emocionado de Nitis sobre a perda de seu amigo >>



Visite também o canal da FILA do FILO no Youtube. Comente e indique para os amigos nossos vídeos >> www.youtube.com/FILADOFILO

> FILO 2010 - Dia 2

No segundo dia do Festival será realizada a abertura Oficial do FILO 2010 no Teatro Ouro Verde com os tradicionais discursos e a apresentação do Espetáculo Determinadas Pessoas -Weigel com Ester Góes. Veja no site do festival a lista de espetáculos que se apresentam hoje >>

Clique na imagem para acessar o Site Oficial

Algumas peças ainda tem ingressos que serão vendidos também na entrada dos espetáculos.

> Apresentação Extra The Cabinet

Um dos mais procurados espetáculos dessa edição do FILO terá apresentação extra. A sessão será realizada às 19h no dia 14. Maiores detalhes >> The Cabinet terá sessão extra (Site Oficial)

* * *

Até o domingo postaremos o Primeiro VideoCast do blog com entrevistas e comentários sobre os primeiros dias do Festival.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Cartaz do FILO 2010

Hoje começam as apresentações dos espetáculos do FILO 2010 e finalmente saiu o Cartaz do Festival. Confira uma foto do cartaz, tirada ali na Bilheteria do FILO >>


E ai o que achou? Faça um comentário e dê a sua opinião. Hoje a noite postarei um VideoCast sobre o primeiro dia do Festival, sobre o cartaz e também falarei sobre as dúvida e opiniões do público sobre o FILO 2010.

Não sabe o que é um VideoCast? Assista ao videocast de hoje e saberá.

Filo Dia 1: 2º Lote, Bate-Papo com Nitis Jacon e Primeiro Espetáculo

Chegamos ao dia 10 de junho. Começa o FILO 2010 que esse ano está cheio de novidades. Mas só depois do fim do Festival saberemos se as novidades foram boas ou se foi o ponto que provocou um 'esvaziamento' do Festival.

O primeiro lote ja está a venda ha mais de 10 dias e até agora só esgotaram 2 peças. Será que com o segundo lote isto muda? A Copa do Mundo tomando conta da Mídia tira espaço que o FILO poderia ocupar na primeira página dos jornais? O preço do ingresso afastou o público? Perguntas que serão respondidas depois do dia 27.

FILO Dia 1 - In

2º Lote

Daqui a pouco começam as vendas dos espetáculos que serão apresentados entre os dias 20 e 27 de juho. Uma peça que deve esgotar logo no primeiro dia será LIFE.Stories. E garanto que muitos vão se arrepender, ou chorar por não ter conseguido.

Bate-Papo com Nitis Jacon

Acontece na tarde desta quinta (dia 10, às 15h30) na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura - Av. Duque de Caxias, 3391 - um Bate-Papo com Nitis Jacon. Ela vai falar sobre o seu livro (Memória e Recordação) e sobre a história do Festival.

Primeiro Espetáculo

No começo da noite começa a Mostra de Espetáculos. Com a peça A Lenda do Príncipe que Tinha Rosto da Cia. de Teatro Artesanal abrindo a Tenda da Mostra Infantil. As apresentações ali no Zerão começam sempre às 19h.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dicas da Fila: 2º Lote

Amanhã começam as vendas dos ingressos para o 2º Lote de Espetáculos do FILO 2010. Neste lote contém as peças que serão apresentadas entre os dias 20 e 27 de junho.

Conforme prometido apresento agora algumas dicas referente a essas peças.

Lembrando que as sugestões são baseadas em pesquisa realizada pela internet, matérias, vídeos, críticas. Todos os outros espetáculos também são de ótima qualidade.

Mostra Internacional

> A primeira dica de espetáculos do 2º Lote da Mostra Internacional fica por conta do espetáculo LIFE.stories do alemão Marc Schnittger (foto). A peça trás várias esquetes que tratam do cotidiano de forma divertida e mágica. Garanto que é uma das fortes concorrentes a ser considerada a Melhor do Festival.
Observação: O espetáculo será apresentado na Sala Sesc que tem apenas 70 lugares e os ingressos devem se esgotar rapidamente.

Confira abaixo um vídeo de outro espetáculo de Marc Schnittger. Neste ele usa técnicas de animação diferentes das usadas em LIFE.Stories, mas da pra ver um pouco da qualidade do trabalho dele >>


O Vídeo é de outro espetáculo de Marc Schnittger
LIFE.stories
Marc Schnittger (Alemanha)
Dias 22, 23 e 24 > às 19h > Sala Sesc


> A peça La Gigantea do grupo francês Cie. Les Trois Clés é um espetáculo mágico. Com ótima manipulação dos bonecos (que você pode conferir no Vídeo disponível no Site da companhia) e grandes efeitos visuais, a peça também encanta pela força de sua trilha.

Clique na foto para conferir um clipe do espetáculo
LA GIGANTEA
Cie Les Trois Clés (França)
Dias 22 e 23 > às 19h > Teatro Zaqueu de Melo


> O espetáculo Dies Irae; en el Réquiem de Mozart de Marta Carrasco, ja está a venda pelo 1º Lote de ingressos, mas também está presente no 2º Lote (dia 20). Aproveito a segunda fase de dicas para recomendar esta peça. Confira um clipe do espetáculo disponível no YouTube e saiba porque você não pode perder este espetáculo >>


DIES IRAE; EN EL RÉQUIEM DE MOZART
Cia. Marta Carrasco (Espanha)
Dia 20 > às 20h30 > Teatro Ouro Verde

Mostra Nacional

>Encerrando o Festival Internacional de Londrina de 2010 o Grupo de Rua/Bruno Beltrão de Niteroi-RJ, apresenta o espetáculo H3. Aclamado pelos críticos internacionais o grupo busca o mesmo reconhecimento dentro do Brasil. Os passos se reinventam, e a dança de rua ganha status em palcos contemporâneos e em novas leituras. Nunca a dança absorveu tanto a estética urbana quanto nos dias de hoje. Confira um trecho deste trabalho >>


H3
Grupo de Rua /Bruno Beltrão (Niterói/RJ)
Dia 27 > às 20h30 > Teatro Ouro Verde

Mostra Infantil

> O espetáculo Ogroleto fecha a Tenda Infantil do FILO 2010 e trás às crianças questões sobre as diferenças entre as pessoas. Com direção de Karen Acioly (foto) a peça da Cia. Borogodó conta a história de um menino que durante o início de sua vida escolar começa a ter comportamentos estranhos e descobre um grande segredo guardado pela sua mãe, ele é um ogro. Confira uma entrevista com a atriz Carolina Kasting sobre o espetáculo (OBS: releve a exagerada 'simpatia' da apresentadora Maria Beltrão, rsrs) >>


OGROLETO
Cia. Borogodó / Karen Acioly (Rio de Janeiro/RJ)
Dias 26 e 27 > às 19h

Pronto para o 2º Lote de Fila?

Atenção: No fim de semana farei um post especial com os espetáculos de Londrina e nele colocarei as dicas de peças da Mostra Londrina deste 2º Lote